sexta-feira, 21 de abril de 2023

15. MEMÓRIAS CRUZADAS – Brasília - Capital da Esperança

Na época do Ginásio, começa a fase de fazer ‘trabalho’.

Espere aí, nada a ver com religiosidade!

Tínhamos os exercícios desenvolvidos em sala de aula, que quando não dava tempo de terminar, a Professora mandava fazer em casa. Tínhamos ‘Lição de Casa', tarefas para serem desenvolvidas fora do horário escolar. E tínhamos ‘Trabalho de Casa’, temas específicos que tínhamos que pesquisar, desenvolver resumo descritivo e eventualmente expor em sala de aula para os demais colegas de classe. Estes trabalhos poderiam ser na modalidade Individual ou em Grupo.

Na modalidade em grupo era um pouco mais fácil, pois você podia ir à casa de amigos que tinham enciclopédia, Pais que ajudavam no trabalho, discussão em grupo e divisão de tarefas.

O tema sobre Brasília, capital recém-inaugurada do Brasil, caiu na modalidade Individual para mim. Muito mais difícil de pesquisar de desenvolver, de apresentar, tudo!

Eu não tinha recursos de pesquisas, a quem recorrer, perguntar, etc.

Coube a minha vizinha Rosana me dar um trabalho pronto, pesquisado e encadernado, em perfeito estado!

Brasília – Capital da Esperança!

Eu não li uma linha sequer do trabalho, não me interessei em nada sobre o texto, foi assim, missão cumprida, pois eu sabia que teríamos muitos outros assuntos para pesquisar durante o ano.

Trabalho entregue, lá fui eu para as coisas mais legais da idade: brincar na rua!

E, passados alguns dias, talvez por peso na consciência, pensava no assunto antes de dormir.

Como não li o texto, não me inteirei sobre assunto, não sabia nada de nada! Como fazer uma apresentação oral de um assunto que você não conhece?

Se Brasília era a capital da Esperança, onde era a Esperança?

Calma, eu não era tão burro assim! Eu comecei o Ginásio em 1973, tinha 12 anos de idade! Nesta época existia o estado da Guanabara, alguém conhece? Falava-se divisão do estado do Mato Grosso e o nascimento de uma nova capital no estado, talvez Campo Grande, que ninguém sabia onde era. Existia um novo ‘distrito federal' no estado de Goiás. Assuntos de pouco interesse para crianças ou pré-adolescentes!

Graças ao bom São José de Cupertino eu não fui escalado para apresentação do trabalho em classe. Acho que a Professora desconfiou que aquele trabalho não foi desenvolvido por mim. Professores conhecem os seus alunos, não? Tanto que a minha nota não teve nada de espetacular, foi só pra dizer que cumpriu o trabalho.

E mesmo assim, ainda com aquela preocupação em minha cabeça, não deixei de perguntar alguns anos depois ao meu irmão Sinésio, que morava em Brasília e nos visitava com frequência, se Brasília era mesmo a capital da Esperança, ao que ele me respondeu:

- “Deixa disso, Ari. Tá tirando onda comigo? Você não tem idade ainda para falar ou entender Política!”.

É, ele estava certo! E acho que até hoje eu não entendo a Política de Brasília!

Mas Brasília tem muitos atrativos e é realmente uma bela cidade!

Eu tive a oportunidade de visita-la algumas vezes e tratarei deste assunto aqui em outra Publicação.  Aguardem, pois será divertido!

Por enquanto fica a minha Felicitação a todos nós Brasileiros, e especialmente aos Brasilienses, por termos tão bonita e elegante Capital Federal tombada inclusive como Patrimônio Cultural pela Unesco.

Feliz Aniversário, Capital da Esperança!




Meu Irmão Sinésio (jovem à direita), em junho de1968, no mirante da torre de TV.












Local de onde foi tirada a foto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: