terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

5. MEMÓRIAS CRUZADAS - Palíndromo

Olha, acho que desde que eu era criança, já existia o sabão em pó OMO. Minha Mãe não usava, é claro, era indicado para máquina de lavar (que nós não tínhamos!), muito caro e difícil de encontrar. Minha Mãe usava o velho e bom sabão em pedra, e um pedaço de anil para as roupas brancas!

Mas desde que vi a embalagem, fiquei encafifado com aquela palavra que nunca tinha visto. Não sei até hoje se existe um significado para esta palavra! Mas foi fácil perceber que lido de trás pra frente, dava no mesmo. Aí procurava outras palavras que fossem assim também.

Chegar ao OVO foi fácil até para o Dick, um cachorro que tínhamos à época!

Volta e meia via um anúncio, uma publicidade com alguma palavra que tinha a mesma característica: anilina, reler, osso etc. Achava aquilo curioso, até que um dia li, ouvi, ou soube de alguma forma que existia em frases também: O LOBO AMA O BOLO, AMOR A ROMA, e de trás pra frente por palavras UM POR TODOS E TODOS POR UM, e por aí vai!

Certa manhã fui brindado com a frase esfuziante de um Colega de trabalho que me disse: ARI É MIL! Claro que dei um abraço e agradeci!

Reginaldo me explicou que era muito entediante a viagem diária do fretado - tínhamos Colegas que moravam em Mairiporã, Campinas, Santos, São Bernardo e ele, em Limeira.

Disse-me que sem ter o que fazer durante a viagem, lia tudo que lhe caía às mãos depois do jornal diário lido e relido: cartões de visitas, panfletos e tudo o mais que havia afixado pelo interior do ônibus. Depois disso juntava sílabas, juntava palavras, lia de trás pra frente, e aí viu o letreiro do ônibus LIMEIRA e logo associou ARIEMIL.

Às vezes eu notava, por puro acaso, que acontecia também com datas. A coisa ficava interessante cada vez mais!

Mas foi somente no ano de 2021, eu estava em viagem com alguns Amigos, e o Rosemil, que naquele ano não pode ir com a gente, nos mandou uma felicitação e nos advertiu para curtir bastante aquele dia, pois se tratava de uma data muito especial, um  palíndromo perfeito:    12 02 20 21.

Nossa, eu fiquei tão encantado com aquilo!

Finalmente havia uma explicação lógica para situações que eu observava sem nexo. Comecei a pesquisar, descobri muitas coisas bacanas, curiosas e interessantes!

De acordo com a definição usada pelo Wikipedia:

"Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos."

'Uma data é considerada palíndromo quando sua sequência de dígitos é simétrica, desconsiderados os espaços e os sinais separadores.



Ainda assim, é preciso levar em conta o sistema de notação utilizado, pois o dia 10 de fevereiro de 2001, por exemplo, é um palíndromo no sistema de notação de data mais usado no Brasil (10/02/2001), mas não no sistema estadunidense (02-10,2001), nem no europeu (2001-02-10).


Já numa notação simplificada, que utilize apenas dois dígitos para o ano e um para os meses, a quantidade de datas aumenta muito. Em 2021, por exemplo, os dias 12, de janeiro a setembro, foram palíndromos: 12/1/21, 12/2/21, 12/3/21, etc.'

E descobri também que hoje é a última data palíndromo desta década.



E mais ainda, é um ambigrama, ou seja, além de poder ser lida de trás para a frente, também pode ser lida de cabeça para baixo se for utilizado certo tipo de algarismo, como este aqui!

O que isto quer dizer? 

Nada, é só uma curiosidade! 

Espero presenciar o próximo evento de data igual a este, que irá ocorrer somente em 03 02 2030!

Gostou da curiosidade? Já sabia disso? Então você sabe também que o ARI É FÃ DA DANADA DA FEIRA!

Deixa eu correr que está na hora da Xepa.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: